quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Vulcão que Expele Lava Azul

Localizado na Indonésia, o surreal vulcão Kawah Ijen foge à regra e expele lava num tom azul cintilante ao invés da tradicional cor vermelha-alaranjada.
A natureza nunca se cansa de nos surpreender! Localizado na Indonésia, na região de Kalianyar, o vulcão Kawah Ijen foge à regra e expele lava num tom azul cintilante ao invés da tradicional cor vermelha-alaranjada. Única no mundo, a cor surreal é resultado de algumas reações químicas. Curiosamente, além de ser um ponto turístico incrível, a área do vulcão também é uma mina de enxofre e aí está o segredo!
Situado ao leste da ilha de Java, o complexo vulcânico possui um cone principal com 20 quilômetros de diâmetro, 2.386 metros de altitude e diversas pequenas 'crateras' em seu interior. Na principal delas, que é a única ativa, seu tamanho alcança 361 metros de largura e está a 200 metros abaixo do ponto mais alto do vulcão.
Lançadas a mais de 16 metros de altura e numa temperatura média de 600ºC, as lavas ganharam a tonalidade azul cintilante devido a grande quantidade de "enxofre puro" existente no local. A alta temperatura delas ao reagir com o elemento químico transforma o magma na coloração atípica. Devido a cor peculiar, o melhor momento para visitar o vulcão e visualizar a lava azul é ao entardecer. A reação química exala um forte cheiro desagradável e por isso, os visitantes devem utilizar máscaras.

É realmente sensacional:

Não deixe de ver:
2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário