Continuando com ''Que tal saber um pouco sobre os planetas do nosso sistema solar?'' vamos ver os 4 últimos planetas do sistema solar que estavam faltando, começando pelo gigante Júpiter.
- Júpiter: É o maior planeta do sistema solar e é o quinto mais próximo do sol. Júpiter e um planeta gasoso e também e composto principalmente por hidrogênio e hélio. Júpiter possui uma tempestade gigantesca chamada ''Grande Mancha de Júpiter'', com ventos de até 500 km/h e possuindo um diâmetro transversal duas vezes maior do que a Terra. Possui pelo menos 67 satélites artificiais, dos quais se destacam os quatro descobertos por Galileu Galilei em 1610, são eles: Ganímedes, Io, Europa e Calisto.
- Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar e o sexto mais próximo do sol. Saturno e um planeta gasoso e é cerca de 8 vezes maior que a Terra. O planeta possui um tom amarelo claro por causa dos cristais de amônia em sua atmosfera superior. Saturno possui um proeminente sistema de anéis que consiste em nove anéis principais contínuos e três arcos descontínuos, compostos principalmente de partículas de gelo com uma quantidade menor de detritos rochosos e poeira. Saturno possui 62 satélites conhecidos, sendo Titã o segundo maior satélite do sistema solar.
- Urano: É o sétimo planeta a partir do Sol e o terceiro planeta mais grande do sistema solar. Embora seja visível a olho nu em boas condições de visualização, não foi reconhecido pelos astrônomos antigos como um planeta devido a seu pequeno brilho e lenta órbita. Foi descoberto em 13 de março de 1781 por William Herschel. Foi o primeiro planeta a ser descoberto por meio de um telescópio Urano tem um sistema de anéis, uma magnetosfera e vários satélites naturais. Em 1986, imagens da sonda Voyager 2 mostraram Urano como um planeta virtualmente sem características na luz visível, ao contrário dos outros planetas gigantes que contêm faixas de nuvens e grandes tempestades.
- Netuno: É o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol, É, tal como a Terra, conhecido como o "Planeta Azul", mas não devido à presença de água. Neptuno tem 17 vezes a massa da Terra e é ligeiramente mais maciço do que Urano, que tem cerca de 15 vezes a massa da Terra e é menos denso. Descoberto em 23 de Setembro de 1846, Neptuno foi o primeiro planeta encontrado por uma previsão matemática, em vez de uma observação empírica. A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois, mas nenhuma das outras 12 luas do planeta foram descobertas antes do século XX. Neptuno foi visitado por uma única sonda espacial, Voyager 2, que voou pelo planeta em 25 de Agosto de 1989.
Esses foram os 4 últimos planetas que estavam faltando, formando assim 8 planetas em orbita com o sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário